sexta-feira, 6 de março de 2009

Fiat 500c





Um dos maiores sucessos da Fiat ganhará uma nova versão na Europa. O 500C, que será apresentado oficialmente no Salão de Genebra, presta uma homenagem ao cabriolet derivado do microcarro italiano, lançado em 1957.


De fato, o grande charme do minicarro é a capota de lona deslizante. Confeccionada em três cores diferentes – marfim, vermelho ou preto -, ela possui acionamento automático e se recolhe atrás dos bancos traseiros. De quebra, ainda conta com uma vigia traseira em vidro e brake-light, visível mesmo com a capota aberta.


O 500C será oferecido com as mesmas opções de motorização do compacto do qual deriva: 1.3 Multijet Turbodiesel (75 cv), 1.2 (69 cv) e 1.4 (100 cv), sendo estas duas últimas movidas a gasolina. O comprador poderá escolher entre as transmissões manual de cinco velocidades ou automatizada Dualogic.


O carrinho ainda conta com o sistema Start & Stop, que desliga o motor nos momentos em que o veículo encontra-se parado, como em um semáforo. Assim que o motorista engata a marcha, o carro é ligado novamente. O novo lançamento da marca de Turim, que enfrentará a concorrência do Mini Cooper Cabriolet, chegará às ruas até o final do primeiro semestre de 2009.

Novo Fiat Punto T-Jet





O segmento dos esportivos nacionais acaba de ganhar um novo membro. O lançamento do Punto T-Jet dá continuidade à tradição da Fiat em equipar modelos com turbocompressor. No passado, Uno (1993), Tempra (1994) e Marea (1999) foram os representantes de alto desempenho da marca italiana.
Visualmente, o T-Jet não esconde a inspiração no Grande Punto Abarth. Para-choque dianteiro, saias laterais, molduras dos para-lamas na cor preta e as belas rodas de 17 polegadas são alguns dos detalhes extraídos do compacto europeu.
Na dianteira, a grade possui um desenho diferenciado, assim como as entradas de ar com apliques pretos e os faróis com máscara negra. A lateral ostenta, além das rodas de liga leve, os logotipos alusivos à versão do carro e ao estúdio Giugiaro, responsável pelo design do hatch.
Já a traseira conta com aerofólio pintado na cor preta, lanternas escurecidas e ponteira dupla de escape cromada. Por dentro, o painel ganhou um visual mais nervoso, por conta do novo grafismo dos instrumentos e do aplique emborrachado na cor da carroceria, uma referência aos antigos esportivos italianos. Os bancos de couro possuem desenho exclusivo para segurar o corpo dos ocupantes em curvas fechadas.


O grande destaque do Punto T-Jet está sob o capô. Equipado com turbocompressor, o motor 1.4 16V a gasolina gera 152 cv. Segundo dados divulgados pela Fiat, o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 203 km/h.
De acordo com a montadora, a suspensão do modelo foi recalibrada, com molas menos flexíveis e amortecedores recalibrados visando um comportamento mais esportivo. O sistema de freios também foi redimensionado, com discos dianteiros de 284 milímetros de diâmetro (ante 257 mm do Sporting).
Entre os itens de série, o T-Jet conta com itens como ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, freios com sistema anti-travamento (ABS), distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3 e subwoofer. A lista de opcionais inclui o sistema de navegação por satélite Blue&Me Nav, teto solar Skydome, airbags laterais e do tipo cortina e sensores de chuva e crepuscular.


O esportivo será vendido por R$ 59.500 e competirá com os Volkswagen Polo GT e Golf GT, ambos equipados com motor 2.0 flex.