segunda-feira, 13 de julho de 2009

Bugatti Veyron Bleu Centenaire


Em 2009, a Bugatti comemora 100 anos de sua fundação e, como parte de suas comemorações, apresenta uma edição especial do Veyron no Salão de Genebra. Batizado de Bleu Centenaire, ele é um modelo único, que utiliza exatamente a mesma mecânica do Veyron 'convencional' e traz alguns detalhes exclusivos.
O primeiro, e mais evidente, é a cor. Nele, a fabricante abriu mão da pintura "saia e blusa" em dois tons, que é marca registrada dos Veyron. O Bleu Centenaire, como o nome faz supor, utiliza o mesmo tom de azul que caracterizavam os modelos da marca francesa nas pistas de competição.
Além disso, suas rodas possuem design exclusivo, os retrovisores são feitos em alumínio polido, as pinças dos freios são vermelhas e, por fim, a grade dianteira e as molduras das tomadas de ar são cromadas. No interior, o couro bege claro dá o tom, marcando presença no console central e nos bancos.
Um boato que rondou a internet nas últimas semanas dava conta que o Bleu Centenaire poderia atingir nada menos que 475 km/h. Um grande exagero, evidentemente, já que o modelo compartilha os mesmos números de performance do Veyron "normal". Isso significa aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e máxima de 407 km/h.
O modelo apresentado em Genebra será vendido por 1,35 milhão de euros, valor sem a contabilização dos impostos.

Aston Martin one-77


Perfeito não existe,mais quase perfeito sim é o que a Aston Martin apresenta no salão de Genebra.

Seu design exala esportividade. A dianteira traz a grade com o formato que é a assinatura atual da marca, com os faróis afilados invadindo os pára-lamas e destaque para o capô vincado, que lhe confere um aspecto bastante agressivo.

O mesmo padrão se vê nas laterais, com as enormes tomadas de ar, onde nascem os três enormes vincos das portas. A linha do teto tem uma caída suave e se afunila em direção à traseira, ressaltando os paralamas traseiros. Na traseira, destaque para os faróis em formado de bumerangue, unidos por um elemento na tampa do porta-malas, e o enorme extrator de ar.

O modelo conta com motor V12 preparado pela Cosworth. Baseado no seis litros que equipa os modelos DBS e DB9, ele teve sua capacidade ampliada para 7,3 litros, seu peso reduzido em 25% e a potência elevada para aproximadamente 700 cv. Considerando um peso de aproximadamente 1500 quilos, isso resulta na excepcional relação peso/potência de 2,14 quilos por cavalo.

O motor, ainda, utiliza cárter seco, que permitiu aos engenheiros rebaixá-lo em dez centímetros no cofre do motor, em relação ao DBS e ao DB9, que tornou o centro de gravidade do modelo ainda mais baixo, oferecendo mais estabilidade em curvas. Em conjunto com o câmbio é manual de seis marchas, o propulsor leva o One-77 a velocidade máxima de 320 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.

O peso reduzido é fruto de uma carroceria totalmente produzida em fibra de carbono, além de várias partes da estrutura em alumínio. A suspensão é do tipo duplo "A" na dianteira e traseira, independentes nas quatro rodas, com os amortecedores são instalados na horizontal, como acontece em boa parte dos modelos de competição.

O One -77, cujo cujo ajuste fino da suspensão foi realizado pelos engenheiros da fabricante no circuito de Nordschleife Nurburgring, é o primeiro modelo a utilizar amortecedores são ajustáveis com a válvula "Dynamic Suspension Spool", também oriundas das pistas de competição, e permitem mudar as características de absorção e rigidez, sem a necessidade da susbtituição da peça.