quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Lamborghini Murciélago LP670-4 SuperVeloce




Apresentada como um modelo "purista" - por isso, entenda-se um design simples, mas extremamente agressivo, com uma cavalaria imensa debaixo do capô -, o LP 670-4 é o mais potente, leve e rápido da família Murciélago.
Serão produzidos apenas 350 unidades do modelo que, como seu nome sugere, conta com 670 cavalos de potência (e torque de 67,33 mkgf). Seu peso total é de 1541 kg, uma redução de 100 em relação ao Murciélago LP 640, com a excepcional relação peso/potência de 2,3 kg/cv.
O aumento de 30 cavaloa na potência foi obtido a partir de mudanças no comando de válvulas, com otimização do tempo de abertura e fechamento, e no retrabalho no sistema de admissão. Os engenheiros também trabalharam em toda aerodinâmica do veículo, proporcionando melhor estabilidade em altas velocidades.
Já a redução de peso foi obtida graças ao uso maciço de fibra de carbono, tanto na sua carroceria como na parte interna, combinado com uma estrutura tubular de alumínio (a mesma receita dos modelos de competição). Além da redução de peso, isso melhorou a rigidez torcional em 12%.

A tração é permanente nas quatro rodas, com 65% da força aplicada no eixo traseiro. O modelo possui diferenciais de deslizamento limitado nos dois eixos, suspensão do tipo "duplo A" independentes nas quatro rodas, freios de cerâmica com sistema de refrigeração e rodas de 18 polegadas.
Segundo a Lamborghini, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, com velocidade máxima de 342 km/h.
Visualmente, o modelo é distinto do Murciélago "convencional". Na dianteira, as tomadas de ar foram ampliadas, de modo a melhorar a refrigeração dos freios, enquanto o spóiler também teve suas dimensões ampliadas e foi reposicionado.

A cobertura do motor também traz novo design, produzido em fibra de carbono e com três aberturas de policarbonato em formato hexagonal. Na traseira, destaca-se a enorme saída de escapamento central, acima do grande difusor, totalmente em fibra de carbono.
Como opcional, o modelo pode ser equipado com um aerofólio traseiro, no melhor estilo dos modelos de competição. O artefato melhora a pressão aerodinâmica do veículo, proporcionando mais estabilidade em curvas, mas o arrasto adicional acaba reduzindo a velocidade máxima do modelo para "apenas" 337 km/h.

As portas do modelo se abrem no estilo tesoura - solução desenvolvida pela própria Lamborghini para o Countach nos anos 70 - revelando um interior no qual predominam fibra de carbono e Alcantara, em um misto de sofisticação, esportividade e refinamento. Os bancos são esportivos, do tipo concha, feitos também em fibra de carbono, com acabamento em Alcantara.