domingo, 11 de outubro de 2009

Aston Martin Rapide


O modelo foi exibido pela primeira vez no Salão de Detroit de 2006, ainda na forma de carro-conceito. A proposta do modelo é a mesma do Porsche Panamera: unir o temperamento nervoso dos esportivos - como o Vantage - com o conforto de um sedã.
Mas se alguém acha que o Rapide não é um legítimo Aston, basta abrir o capô para tirar a prova dos nove. O motor 6.0 V12 gera 470 cv e um torque máximo de 61,18 mkgf, que fazem com que o bólido acelere de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atinja a velocidade máxima de 303 km/h.Por fora, o novo lançamento também é facilmente identificado como um Aston Martin. A tradicional grade dianteira é um dos elementos de estilo mais marcantes, juntamente com os belos faróis.


A parte lateral exibe o tradicional perfil esguio dos esportivos da marca, incluindo as clássicas entradas de ar próximas aos para-lamas dianteiros. Os traços da traseira são harmoniosos, com uma suave queda no teto e lanternas translúcidas de formato parecido com um bumerangue.
O interior esbanja elegância na combinação de couro creme nos bancos e preto no painel. Os instrumentos são de fácil leitura e o console central é revestido com apliques de madeira de lei. Como em todo cupê, o Rapide leva apenas quatro ocupantes.
Além da carroceria construída inteiramente em alumínio, o novo Aston conta com uma série de itens de luxo. Entre eles, estão ar-condicionado digital, piloto automático, sistema de som Bang & Olufsen com reprodução de arquivos em MP3 e Bluetooth, ajustes elétricos dos bancos dianteiros e monitoramento da pressão dos pneus. Os ocupantes do banco de trás ainda contam com saídas de ar-condicionado com controle independente de temperatura e telas de DVD, estas vendidas como opcional.

A segurança é garantida pelos oito airbags (sendo dois frontais de tamanho adaptável aos ocupantes, dois laterais e quatro do tipo cortina), que agem em conjunto com os freios com sistema anti-travamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD). Um recurso muito útil em situações de emergência é a Assistência Hidráulica de Frenagem (HBA), que aplica uma força extra sobre o pedal de freio na iminência de uma colisão.
As primeiras encomendas do Rapide poderão ser realizadas a partir do início de 2010. Segundo a montadora, o modelo será vendido em todas as 125 concessionárias da Aston Martin espalhadas pelo mundo.