sábado, 4 de abril de 2009

Volvo SC90




O objetivo do projeto é mostrar como seria um sedã da marca na próxima década, mais especificamente em 2015. Assim nasceu o conceito SC90, com jeitão de cupê e luxo de sedã, a mesma escola iniciada por Mercedes-Benz CLS e, hoje seguida por Porsche Panamera e Aston Martin Rapide, modelos que chegarão ao mercado nos próximos meses.
Segundo destacou o designer, a marca deveria criar modelos que “tragam mais emoção aos proprietários”, a começar pelo próprio visual. A dianteira denuncia que se trata de um Volvo graças à grade - que é marca registrada da montadora de origem sueca. Os faróis e paralamas dianteiros fogem aos padrões da marca e chegam a lembrar modelos da Aston Martin. A lateral se destaca pelos vincos bem marcados, que dão mais força ao visual. Visto de trás, se trata de um cupê, devido à grande queda do teto (inteiro de vidro) e também da pequena tampa do porta-malas. As lanternas são feitas em forma de letra “L” invertida. Ainda há duas saídas de escape com forma bem diferente do convencional.


Por dentro, o modelo segue bastante os padrões da Volvo, a começar pelo volante. O painel de instrumentos, por sua vez, mistura tecnologias do futuro e visual retrô, com acabamento que varia entre peças cromadas, couro na cor branca e madeira. O console central também chama por sua forma, que o leva a uma altura que permite melhor visão dos comandos por parte do motorista. A iluminação interna é feita na cor azul.