quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dodge EV





É necessário ser um pouco contorcionista para escorregar para dentro do pequeno Dodge EV amarelo. Mas, o que você poderia esperar? É, no fim das contas, um pouco mais que uma versão modificada do apertado Lotus Europa.
O carro movido à bateria da Chrysler revelado hoje é nada menos que impressionante, se você considerar os números. Apesar de ser mais pesado que um Lotus Europa, é esperado que ele vá de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. Quanto menos? Os membros da Chrysler não estão dizendo, embora meu acompanhante diga que o objetivo é bater o Tesla Roadster, que vai de 0 a 100 km/h próximo de 4 segundos. (E, se Chrysler fizer isso, o Dodge EV também irá superar a versão turbo a gasolina do Lotus). Tudo isso vem de um motor de 200 kW – 268 cv em termos tradicionais – que gera torque máximo de 66,3 kgfm.


Igualmente impressionante é o objetivo da Chrysler de entregar algo entre 240 e 320 km de autonomia por carga. A bateria de litium, montada no meio do carro, deve precisar uma carga durante a noite plugada numa tomada comum, ou menos que a metade disso se você conseguir uma carga rápida de 220 volts.
Quando veremos esse milagre? Bem, nós não estamos bem seguros. A partir de agora, o CEO da Chrysler, Bob Nardelli, está apenas prometendo colocar um dos três veículos apresentados em produção até 2010. Os outros dois devem seguir o quanto antes depois, entretanto.


Enquanto a oferta da Dodge é um carro movido apenas à bateria, a Chrysler fez uma aproximação diferente com os protótipos Chrysler EV e o Jeep EV, ambos usando a mesma tecnologia do Chevrolet Volt.(que você pode ver na primeira postagem)
Chame-os de híbridos plugados, e você será rapidamente corrigido. O termo mais apropriado é, ao que parece, veículo elétrico com autonomia estendida, o E-VER. E se você entender o conceito, até faz sentido. Um tradicional híbrido é primariamente dirigido pelo motor a gasolina, embora um motor elétrico possa ajudar, ocasionalmente.


Nas ofertas de Chrysler e Jeep – e Chevy –, as rodas podem apenas ser dirigidas por motores elétricos. Para até 50 km, suficiente para um dia comum, esse poder vem da bateria. Se a carga da bateria acabar, um pequeno motor interno entra em ação. Serve apenas como gerador: tanto para recarregar a bateria quanto para enviar força direto para o motor elétrico.