sexta-feira, 10 de abril de 2009

Hyundai Ix-Onic




Logo que chegou ao Brasil, o Tucson se tornou o principal modelo da Hyundai no país. De olho no sucesso que também se repete lá fora, a marca revela em Genebra o ix-sonic, estudo de estilo que antecipa as linhas da próxima geração do utilitário esportivo.
Na dianteira, a grade em formato hexagonal e os faróis com iluminação por LEDs chamam a atenção. A lateral possui dois vincos que aumentam a sensação de volume e a linha de cintura ascendente dá um toque de esportividade, realçado pelas rodas cromadas de 21 polegadas. As lanternas que invadem a tampa do porta-malas têm formato irregular e a parte inferior do para-choque possui duas saídas de escape.


Por dentro, o visual também não está muito longe da realidade. As linhas são arrojadas, com formas que repetem as soluções apresentadas na parte externa. Os revestimentos dos bancos e dos painéis de porta são de cores claras, tornando o ambiente mais agradável.
Sob o capô, a Hyundai optou por um motor 1.6 movido a diesel e equipado com turbocompressor. A transmissão de seis velocidades conta com embreagem dupla e a tecnologia ISG (Idle Stop & Go) prioriza a economia de combustível. Apesar de não confirmar oficialmente, o conceito deve servir como grande fonte de inspiração para a próxima geração do Tucson.

Ford Iosis Max




Quando a Ford apresentou o Verve, no Salão de Frankfurt de 2007, sabia-se que o conceito antecipava as linhas do futuro Fiesta(que você pode em postagens antigas), lançado um ano depois. Por isso, é natural imaginar que o iosis MAX serve como uma prévia da nova minivan do Focus. Definido pela marca como um veículo de atividades múltiplas (MAV), o carro incorpora tendências de estilo comuns aos lançamentos mais recentes da montadora. Exemplo disso é o para-choque dianteiro, que ostenta a enorme entrada de ar presente no Ka europeu(que você pode ver postagens antigas) e no Mondeo.
Soluções criativas também marcam presença no MAX, como o curioso sistema de abertura das portas e da tampa traseira. No geral, o desenho do protótipo segue a cartilha das minivans, com uma ampla área envidraçada. A ausência das colunas "B" facilitam o acesso ao interior do carro e o teto transparente ilumina o ambiente em dias ensolarados.
Na traseira, as lanternas são esticadas e começam logo após as portas de trás, invadindo a tampa do porta-malas. Por dentro, os traços ousados e os bancos com estrutura em fibra de carbono formam um belo conjunto, mas que não deve se tornar realidade tão cedo. O console central conta com uma tela sensível ao toque, que controla o sistema de entretenimento e o computador de bordo do MAX.


O conceito é equipado com um motor 1.6 a gasolina, que conta com turbocompressor e injeção direta de combustível. Segundo a Ford, o propulsor é 20% mais econômico do que os seus similares. O sistema start-stop, que desliga o motor automaticamente quando o carro está parado, também equipa o modelo.
Apesar de futurista, alguns recursos do iosis MAX devem ser aproveitados em uma versão de produção em série. Resta saber apenas o que se tornará realidade e o que jamais sairá do papel.


Dacia Duster




Até pouco tempo atrás, a Dacia era quase desconhecida na indústria automotiva. A montadora não era popular fora da Europa Oriental, mas o lançamento do Logan, vendido em alguns países pela Renault, mudou o jogo. Agora, os romenos aproveitam o Salão de Genebra para revelar um novo - e ousado - carro-conceito.
O Duster é definido pela montadora como um estudo de crossover, combinando características de cupê e minivan. Construído sob a plataforma do Logan, o carro possui 4,25 metros de comprimento.Graças à ampla distância entreeixos e à boa largura, o carro conta com um amplo espaço interno.

Suas linhas são futuristas, embora seja possível notar alguns traços de estilo da marca, como a grade dianteira. O teto de vidro panorâmico garante um ambiente iluminado e as portas possuem abertura do tipo "suicida", em sentidos opostos. O desenho dos faróis e lanternas também é inovador.


Apesar de ainda ser um conceito, o Duster é equipado com um motor 1.5 movido a diesel, capaz de gerar 105 cv. Especula-se que o protótipo pode servir de inspiração para um utilitário esportivo compacto, que seria comercializado no Brasil com o logotipo da Renault.