quinta-feira, 2 de abril de 2009

Novo Kia Sorento





Uma das grandes atrações do principal evento automotivo de Seul será a nova geração do utilitário-esportivo Sorento, que começa a ser vendida no Brasil em meados de 2011. O carro passou por uma mudança radical e ficou mais requintado e atraente para ganhar novos mercados, como Estados Unidos e Europa, onde ele será vendido a partir do próximo ano. Na Coréia do Sul, as vendas se iniciam logo após o salão.
A dianteira do jipão está mais atraente graças aos faróis, que lembram os do crossover Subaru Tribeca. Na frente, detalhes cromados na grade e para-choque com largas entradas de ar dão ainda mais imponência ao novo modelo. Na traseira, as lanternas contam com estilo futurista e invadem a tampa do porta-malas. Mas é no interior, que ainda não havia sido mostrado, que estão boas surpresas.



O teto transparente é cerca de 80% feito de vidro, clareando o ambiente e dando uma visão panorâmica para os sete ocupantes. Aliás, a terceira fileira de bancos é um dos principais atrativos do modelo e pode ser erguida sobre o assoalho do porta-malas. O painel também foi reestilizado e passa a ter um novo sistema multimídia com DVD-player e navegador por satélite (GPS). Além disso, detalhes de aço escovado aparecem no console central, volante e nos puxadores de porta.
Atenta aos exigentes consumidores europeus, a Kia tratou de deixar o Sorento muito bem equipado para atingir nível máximo nos testes de segurança da EuroNCAP. Por isso, tratou de incluir sistema de auxílio em descidas (DBC), monitoramento da pressão dos pneus, câmera para manobras de marcha à ré, além de controles de estabilidade e tração.

O Sorento 2010 terá duas opções de motores a gasolina. O primeiro é um 2.4, com 174 cavalos, e o outro um V6 3.5 de 277 cv. O mercado sul-coreano terá acesso exclusivo à versão movida a gás natural veicular (GNV), com um bloco de 2.7 litros de cilindrada. Por fim, alguns países poderão optar pelo modelo 2.2 a diesel, de 197 cv.