terça-feira, 31 de março de 2009

Nissan Qazana







Desenvolvido pela equipe da Nissan de Londres, Nissan Qazana é uma das atrações do Salão de Genebra. A versão mais compacta do modelo Qashqai tem uma estrutura sofisticada, devido as formas arredondadas frontais. Tomado pelo espírito de retomar modelos dos anos 1960, o Qazana foi inspirado no buggy de praia e na moto de quatro lugares.


Suas portas são abertas eletronicamente, porém as traseiras são independentes das dianteiras. Com um conjunto ótico circular na parte frontal, o Qazana apresenta os faróis instalados sobre o capô arredondado. As lanternas, aderem ao formato empinado da traseira.

O interior do modelo é uma extensão do exterior, que mistura materiais duros aos macios. Sem apresentar a coluna B, o acesso aos bancos traseiros fica facilitado. O painel de instrumentos, outra novidade, apresenta tela sensível ao toque.

Audi Q7





A nova versão do Audi Q7 serve como um bom exemplo de downsizing, termo usado para designar a tendência de reduzir os motores, para torná-los mais econômicos e limpos sem abrir mão do desempenho. Equipado com um V6, ele tem atributos para fazer o típico comprador de utilitários esportivos não sentir saudade de um V8. Esse motor 3.6 V6, com injeção direta de gasolina e duplo comando de válvulas hidráulico que ajusta constantemente a admissão e o escapamento, gera 284 cv de potência e 36,7 mkgf de torque. Ele é capaz de levar o Q7 de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atingir 225 km/h de velocidade máxima. Quer mais?
O câmbio Tiptronic seqüencial de seis marchas garante mudanças rápidas e oferece a possibilidade de trocas no modo manual. E a tração integral e permanente Quattro assegura a boa estabilidade no asfalto ou na terra – o que de certo modo compensa o elevado centro de gravidade da carroceria e a suavidade da suspensão do Q7. A bordo, não faltam os principais equipamentos de conforto e segurança, também presentes na versão V8. Entre os recursos disponíveis como itens de série estão a câmera auxiliar de manobras de estacionamento (marcha-à-ré e baliza), sistema de freio automático para descidas, sistema anticapotamento e ESP de última geração. Entre os opcionais, há sistema de suspensão a ar, piloto automático adaptativo e teto solar.


Ao volante, o motorista não sente falta dos 30 cv que a versão V8 tem a mais. Isso porque o V6 demonstra valentia nas respostas no meio do trânsito e também na hora de ultrapassar na estrada. A direção hidráulica é firme, e isso a deixa mais esportiva que confortável. Os freios a disco nas quatro rodas cumprem sua missão com eficiência. Visualmente, as versões também são quase idênticas. Para reconhecê-las, o melhor é conferir os nomes que ficam na traseira.

Por consciência ambiental ou simplesmente por economia, o Q7 V6 é uma boa alternativa ao Q7 V8. Além de gastar menos combustível, o Q7 V6 custa 278 000 reais, enquanto o V8 sai por 349 000 reais. Ou seja: uma diferença de 71 000 reais.