sexta-feira, 10 de abril de 2009

Ford Iosis Max




Quando a Ford apresentou o Verve, no Salão de Frankfurt de 2007, sabia-se que o conceito antecipava as linhas do futuro Fiesta(que você pode em postagens antigas), lançado um ano depois. Por isso, é natural imaginar que o iosis MAX serve como uma prévia da nova minivan do Focus. Definido pela marca como um veículo de atividades múltiplas (MAV), o carro incorpora tendências de estilo comuns aos lançamentos mais recentes da montadora. Exemplo disso é o para-choque dianteiro, que ostenta a enorme entrada de ar presente no Ka europeu(que você pode ver postagens antigas) e no Mondeo.
Soluções criativas também marcam presença no MAX, como o curioso sistema de abertura das portas e da tampa traseira. No geral, o desenho do protótipo segue a cartilha das minivans, com uma ampla área envidraçada. A ausência das colunas "B" facilitam o acesso ao interior do carro e o teto transparente ilumina o ambiente em dias ensolarados.
Na traseira, as lanternas são esticadas e começam logo após as portas de trás, invadindo a tampa do porta-malas. Por dentro, os traços ousados e os bancos com estrutura em fibra de carbono formam um belo conjunto, mas que não deve se tornar realidade tão cedo. O console central conta com uma tela sensível ao toque, que controla o sistema de entretenimento e o computador de bordo do MAX.


O conceito é equipado com um motor 1.6 a gasolina, que conta com turbocompressor e injeção direta de combustível. Segundo a Ford, o propulsor é 20% mais econômico do que os seus similares. O sistema start-stop, que desliga o motor automaticamente quando o carro está parado, também equipa o modelo.
Apesar de futurista, alguns recursos do iosis MAX devem ser aproveitados em uma versão de produção em série. Resta saber apenas o que se tornará realidade e o que jamais sairá do papel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário