sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Nova Palio Weekend Adventure Locker

A Fiat aproveitou a reestilização da linha Palio Weekend para criar uma versão ainda mais aventureira que a Adventure anterior. Aliás, a montadora italiana foi praticamente a pioneira no segmento dos modelos vestidos com roupa de aventura (que chamava de off-road light), ao lançar, em 1999, a Palio Adventure. O modelo foi um sucesso e a idéia não demorou para ser copiada pela concorrência (VW CrossFox, Peugeot Escapade, entre outros). Agora, a montadora quis ir um pouco mais longe (não a ponto de equipá-la com uma tração 4x4, que seria muito caro) e resolveu criar uma versão ainda mais radical. Dessa forma, nasceu a Locker, com visual mais agressivo, maior altura do solo e bloqueador elétrico no eixo dianteiro.
A nova Adventure ficou 2 centímetros mais alta – totalizando agora 19 em relação ao solo –, ganhou diferencial blocante na dianteira, amortecedores de duplo estágio e pneus 205/70 R15 – ante os 175/70 R14. Para avaliar suas aptidões longe do asfalto, convidamos um especialista no assunto, João Roberto Gaiotto, instrutor de condução off-road que leva a vida a bordo de um Land Rover Defender 90.
Com as alterações, era de esperar que a Adventure melhorasse o desempenho em trilhas leves. Mas, se você tem uma Adventure antiga, provavelmente se lembrará dela com carinho ao dirigir a Locker no asfalto. O novo modelo inclina demais a carroceria em curvase andar rápido definitivamente não é seu ponto forte. Não pelos bons números obtidos em nossa pista de testes, mas pelo comportamento.A cada acelerada é possível sentir a carroceria inclinar. Pior: os inclinômetros que a Fiat colocou acima do painel demonstram a facilidade com que a Adventure cede às forças externas. Resumindo: a perua perdeu em estabilidade e ganhou em conforto e em habilidade para o fora-de-estrada.

Ao entrar na Locker, a primeira coisa que salta aos olhos são os três instrumentos posicionados na parte de cima do painel (bússola e clinômetros longitudinal e transversal). Herdados do Idea, são bastante úteis no fora-de-estrada e uma brincadeira legal na cidade, pois o motorista fica vendo a inclinação do veículo em subidas e descidas e para "onde seu nariz aponta". Também são exclusivos da versão aventureira: acabamento em couro dos bancos, com bordado no alto dos encostos dianteiros; inscrição Adventure Locker estilizada na parte interna da soleira das portas; e painel com mostradores de fundo branco, com grafismo diferenciado e marcadores amarelos, que também vieram do Idea Adventure.
O peso total do Adventure é de 1.198 kg e a capacidade de carga é de meia tonelada. Já a capacidade máxima de reboque é de 400 kg. Com 4.305 mm de comprimento, 1.721 mm de largura e 1.643 mm altura, o Adventure consegue levar 460 l de bagagem.


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